Caminho Português de Santiago – Do Porto até Santiago de Compostela
O melhor guia do peregrino – Feito com várias opiniões dos nossos hóspedes
- Caminho Português de Santiago
- 1º Etapa: Caminho da Costa – Porto a Vila do Conde
- Caminho Central – Vila do Conde a Caminho de Santiago
- 2º Etapa: Vila do Conde a Barcelos
- 3º Etapa: Barcelos a Ponte de Lima
- 4º Etapa: Ponte de Lima – Rubiães
- 5º Etapa: Rubiães a Valença do Minho
- 6º Etapa: Valença do Minho a Redondela
- 7º Etapa: Redondela a Pontevedra
- 8º Etapa: Pontevedra a Caldas de Reis
- 9º Etapa: Caldas de Reis a Padrón
- 10º Etapa: Padrón a Santiago de Compostela (aprox. 5h30)
- Mapa Caminho de Santiago e Etapas do Caminho de Santiago desde o Porto
- Caminho Português de Santiago: albergues e hotéis
- Perguntas Frequentes sobre o Caminho de Santiago
- Quanto tempo para percorrer o Caminho de Santiago?
- Onde começa o Caminho de Santiago em Valença?
- O que levar para o Caminho de Santiago?
- Qual é o Caminho de Santiago mais fácil?
- Onde obter credencial de peregrino?
- Onde carimbar credencial peregrino em Valença?
Caminho Português de Santiago
O Caminho Português de Santiago é uma rota histórica que atravessa o país de uma ponta a outra podendo ser começado em Lagos, Faro ou Tavira.
O percurso desde Lisboa a Santiago percorre cerca de 625 km, mas muitos optam por começar no Porto (240 km de distância) ou até mesmo em Valença (120 km de distância). O suficiente para obter a Compostela, o certificado entregue a quem percorre os últimos 100 km a pé ou de cavalo, ou 200 km de bicicleta.
A jornada por etapas sugerida pela Quinta do Caminho, começa no Porto pelo Caminho da Costa seguindo até Vila do Conde com vistas incríveis sobre o Atlântico. A partir daí, o percurso segue pelo Caminho Central passando por Valença do Minho. Esta combinação entre os dois caminhos é uma sugestão baseada no feedback dos nossos hóspedes, que destaca a beleza e a diversidade das paisagens do Norte de Portugal.
1º Etapa: Caminho da Costa: Porto a Vila do Conde
Sé do Porto – Vila do Conde (26,6 km)
A primeira etapa do Caminho da Costa começa na icónica Sé do Porto, descendo até à Praça da Ribeira e seguindo ao longo da Foz do Douro até chegar ao Atlântico. A partir daí, o caminho segue sempre junto à costa, passando por Matosinhos (Senhor do Padrão), Leça da Palmeira (Farol), e diversas praias, como a Praia do Aterro, Praia da Memória (Obelisco da Memória), Praia do Marreco, Praia da Agudela, Praia das Pedras do Corgo, Praia do Funtão, e Praia de Angeiras. A caminhada continua pelas praias de Labruge, Moreiró, Vila Chã e Mindelo, atravessando a Reserva Ornitológica de Mindelo.
O percurso de 33 km segue depois pelas praias da Árvore e da Azurara, antes de alcançar a cidade medieval de Vila do Conde, onde os peregrinos podem descansar Este trajeto é perfeito para quem quer desfrutar das belas vistas costeiras e do ambiente tranquilo das praias e vilas que compõem o caminho.
Sugestão de hotel: Editory Hotels
Sugestão de Albergue: Albergue de Peregrinos do Porto, Mosteiro de Vairão
Caminho Central: Vila do Conde – Valença do Minho
Vila do Conde – Barcelos – Ponte de Lima – Rubiães – Valença do Minho
Nesta etapa mais longa do Caminho Central, o percurso leva os peregrinos de Vila do Conde até Santiago de Compostela, passando por alguns dos pontos mais icónicos do Minho.
2º Etapa: Vila do Conde a Barcelos (29,1 km)
Após deixar Vila do Conde, o caminho segue em direção a Barcelos, onde a rica cultura e tradição se fazem sentir.
Sugestão de hotel: Axis
Sugestão de Albergue: Albergue de Barcelos
3º Etapa: Barcelos a Ponte de Lima (33,6 km)
De Barcelos, o percurso continua em direção a Ponte de Lima, cobrindo uma distância significativa. Os peregrinos têm a oportunidade de explorar a famosa ponte medieval e o animado mercado semanal ao chegar.
Sugestão de hotel: Axis Ponte de Lima
Sugestão de Albergue: Albergue de Peregrinos
4º Etapa: Ponte de Lima – Pedreira, (28,5 km)
Após deixar Ponte de Lima, a rota se dirige para a desafiadora Serra da Labruja, onde um desnível de 300 metros em 4 km aguarda os peregrinos. A recompensa pela subida íngreme são as vistas panorâmicas deslumbrantes. A descida para Rubiães oferece um merecido descanso que segue depois pela antiga rota Romana.
O nosso Alojamento: Quinta do Caminho
Sugestão de Albergue: Albergue da Estrada Romana
5º Etapa: Pedreira – Porriño (21,2 km)
O percurso segue até à famosa Fortaleza de Valença. Logo de seguida deixamos Portugal para trás cruzando a ponte metálica que atravessa o rio Minho até Tui, na Galiza. Em Tui, os peregrinos podem explorar a sua catedral gótica e o antigo bairro judeu, antes de continuar por trilhos florestais em direção a O Porriño.
6º Etapa: Porriño – Redondela (15,5 km)
Abandonando O Porriño alcançamos a capela d’As Angustias e seguimo até Mós. Pelo lugar d’O Enxertado, com o vale a leste, chegamos em ligeira subida para a capela de Santiaguiño de Anta, um simples monumento rodeado por uma bela carballeira (carvalhal). Um miliário romano — marco que indica em milhas romanas (1 milha = 1480 metros), que fazia parte da Via XIX e ligava, como dissemos, Braga e Astorga —encaminha-nos para o município de Redondela
7º Etapa: Redondela a Pontevedra (15,5 km)
O trajeto segue com a subida ao Valle da Louriña, com vistas deslumbrantes da Ria de Vigo. Após a descida, chega-se a Redondela. Esta etapa começa em Redondela, levando os peregrinos por caminhos tranquilos, florestas e terras agrícolas. No percurso, atravessam a ponte romana de Pontesampaio, famosa pela sua importância histórica durante a Guerra da Independência. Após várias aldeias e vinhedos, o caminho chega a Pontevedra.
Sugestão de Albergue: Albergue de peregrinos Santa Baia de Mos
8º Etapa: Pontevedra a Caldas de Reis (21,5 km)
O trajeto começa saindo de Pontevedra pela ponte de O Burgo, continuando por trilhos florestais até a zona rural de Barro. Um desvio popular leva às cachoeiras do rio Barosa, uma excelente pausa no caminho. A etapa termina em Caldas de Reis, uma cidade termal conhecida pelas suas águas curativas.
9º Etapa: Caldas de Reis a Padrón (19,5 km)
De Caldas de Reis, o caminho segue por belas paisagens florestais, passando por Pontecesures, onde a ponte romana marca a entrada na província de A Coruña. A etapa continua até Padrón, um local cheio de tradição jacobeia, onde o apóstolo Santiago teria pregado.
10º Etapa: Padrón a Santiago de Compostela (24,3 km)
Na última etapa do Caminho, os peregrinos seguem por Iria Flavia e A Escravitude até a cidade de Teo. A partir daí, o caminho torna-se mais desafiador, com subidas antes de chegar à tão aguardada Plaza del Obradoiro, em Santiago de Compostela.
Descarregar Mapa Caminho de Cantiago e Etapas do Caminho de Santiago desde o Porto
Aqui podes descarregar o mapa do caminho de santiago compostela no google maps
Caminho Português de Santiago: albergues e hotéis
Ao longo deste blog, apresentamos sugestões de hotéis e albergues desde o Porto até Santiago de Compostela, cobrindo o Caminho da Costa até Vila do Conde, e o Caminho Central a partir de Vila do Conde até Satiago de Compostela.
Perguntas Frequentes sobre o Caminho de Santiago
- Quanto tempo para percorrer o Caminho de Santiago?
O tempo necessário para percorrer o Caminho de Santiago varia conforme a rota, o passo e disponibilidade de cada um. Por exemplo, o Caminho Português da Costa, que se inicia na Sé do Porto, percorre cerca de 293 km e geralmente requer entre 11 a 13 dias para ser completado, variando consoante as condicionantes mencionadas.
- Onde começa o Caminho de Santiago em Valença?
O Caminho de Santiago tem seu ponto de partida em qualquer ponto do Caminho. Marcos indicativos e sinalizações guiarão o caminhante na sua jornada até Santiago de Compostela.
- O que levar para o Caminho de Santiago?
Algumas dicas na preparação para o Caminho de Santiago. 1) mochila leve (o peso total não deverá pesar mais que 10% do peso no nosso corpo); 2) Meias e calçado adequado e preferencialmente com uso 3) água; 4) alimentos energéticos; 5) roupas confortáveis; Se frequentar albergues não se esqueça de chinelos e saco cama. Consoante a época do ano não se esqueça da capa de chuva ou do protetor solar e um kit básico de primeiros socorros.
- Onde obter a credencial de peregrino?
As credenciais podem ser conseguidas através da internet, em postos de turismo e algumas igrejas. A credencial serve para registar os carimbos ao longo do caminho sendo que qualquer caderno serve para o efeito. Não é obrigatório uma credencial oficial. Os peregrinos podem carimbar suas credenciais em todos os locais que tenham um carimbo, como o posto de turismo, albergues, restaurantes e até mesmo no seu alojamento, como a Quinta do Caminho.
Manrico Corsini
guia local • 74 comentários • 3 fotos
★★★★★ Há 2 semanas • Novo
Sem comentários, um paraiso em terra, quartos espectaculares, piscina otima, limpeza e conforto 5 estrelas, paz, sossego, um restaurante top! Mesmo do melhor que há!!!
Quartos: 5/5
Serviço: 5/5
Localização: 5/5
Comentário Google
Carlos Magalhães
guia local • 15 comentários • 2 fotos
★★★★★ Há 51 semanas
Visitei a caminho de Santiago. Aconselho.
Quartos: 5/5
Serviço: 5/5
Localização: 5/5
Comentário Google